Anatomopatológico de biópsias e peças cirúrgicas
O exame anatomopatológico consiste no diagnóstico macroscópica e microscópica de fragmentos de tecido advindos de biópsias ou procedimentos cirúrgicos.
Perguntas Frequentes
Serve para o diagnóstico de patologias, doenças e tumores, assim como estabelecer o estadiamento de neoplasias.
O diagnóstico é feito através da análise macroscópica e microscópica de fragmentos de tecido advindos de biópsias ou procedimentos cirúrgicos em conjunto com as informações clínicas fornecidas pelo profissional responsável.
A análise é feita por um médico patologista, o qual emite um laudo anatomopatológico em que consta o diagnóstico e os comentários e observações pertinentes a cada caso.
A biópsia é o procedimento pelo qual se retira um fragmento ou fragmentos de uma lesão ou a lesão inteira e anatomopatológico é a análise feita deste material no laboratório.
O tempo total para a realização do exame é de 3 a 7 dias úteis, no entanto casos mais complexos podem levar mais tempo.
O material é cadastrado e encaminhado ao setor técnico, no qual o/a macroscopista responsável realizará a análise macroscópica. Após, será realizado o processamento e montagem de lâminas, as quais serão encaminhadas aos patologistas responsáveis para estabelecimento do diagnóstico.
Se analisa se o tecido tem alguma alteração morfológica, se tem tumor, se este tumor é maligno ou benigno, o tamanho dele, o grau de invasão, o tipo histológico e se está presente nas margens cirúrgicas da peça.
Os frascos fornecidos pelo laboratório Citoclin para coleta do material contêm formol tamponado 10%, impedindo a danificação do tecido. Sendo assim, não há urgência na entrega ao laboratório. Porém, sugerimos o envio em até 72h após a coleta para garantir a viabilidade de todas as análises necessárias.
O Laboratório Citoclin
O Laboratório Citoclin foi fundado em 1997 pelas Dras. Heloisa Folgierini, Flávia Früstöckl e Isabel Nunes, com a proposta de oferecer serviços de alta qualidade em exames de Citopatologia e Colposcopia.
Em 2000, ampliamos nosso atendimento para as áreas de anatomia patológica, bacteriologia e biologia molecular, com a entrada da sócia Dra. Isabella Meirelles.
No ano de 2003, nosso quadro societário foi complementado pelas Dras. Maria Cristina Boeira e Rita Alves, aumentando ainda mais nossa capacidade diagnóstica.
Hoje somos uma empresa liderada por seis mulheres dedicadas, aliadas a uma equipe competente, na busca constante por um atendimento diferenciado e com rigor científico, que, há mais de 25 anos, atua pela saúde da população do nosso estado.