Biópsia de colo uterino ou vagina
O QUE É O EXAME DE BIÓPSIA DE COLO UTERINO?
É um procedimento de baixa complexidade que visa a retirada de um ou mais fragmentos do epitélio do colo do uterino para que estes fragmentos possam ser analisados através do exame anatomopatológico, com o intuito de diagnosticar lesões precursoras ou mesmo câncer.
Perguntas Frequentes
Nem todas as mulheres com alterações no seu preventivo de câncer (Citopatológico) tem indicação de biópsia. Assim como nem toda a mulher com diagnóstico de HPV (Papiloma vírus humano) deve ser submetida a biópsias.
O seu médico ginecologista vai avaliar todos os seus exames, a sua história clínica, a aparência do seu colo e solicitar a biópsia se ele achar necessário.
É um procedimento simples, na maioria das vezes indolor.
A paciente é colocada em posição ginecológica. É colocado o espéculo, aparelho para o afastamento das paredes vaginais e possibilitar a visualização do colo uterino. A colposcopia é feita para verificar a melhor área a ser biopsiada.
Em nosso serviço a biópsia de colo uterino é realizada através de cirurgia de alta frequência (LEEP), que nada mais é do que um bisturi elétrico.
Para as biópsias de colo uterino não é necessário anestesia, facilitando a recuperação do paciente.
A cirurgia de alta frequência é um procedimento cirúrgico no qual retiramos uma pequena amostra ou mesmo toda a área que apresenta alteração sem causar danos excessivos ao órgão. É um método rápido e tem a vantagem de causar menor dano ao fragmento retirado e menos sangramento.
O LEEP é um dispositivo com um eletrodo que conduz energia elétrica de baixa voltagem e alta frequência, que permite o corte do tecido com mínimo dano ao órgão doente.
Pode ser utilizado tanto para realizar biópsias quanto para tratamento, como quando é realizado o Cone de colo uterino.
Como o procedimento é simples, não requer anestesia porque na grande maioria das vezes a paciente não sente absolutamente nada nem durante e nem após o procedimento, por este motivo não é necessário vir ao laboratório acompanhado. Em raras situações pode acontecer tontura ou um sangramento maior por isso é recomendado que a paciente traga um absorvente permaneça no local por uns 15mins após a biópsia para que possa ser monitorada pelo médico que realiza o procedimento.
Não é necessário repouso. A paciente pode retornar as suas atividades diárias normalmente. Ela irá sangrar como se fosse uma menstruação por aproximadamente três dias e é recomendado que evite relações sexuais vaginais por um período de 15 dias para facilitar a cicatrização e evitar sangramentos maiores. Caso haja um sangramento mais abundante é necessário entrar em contato com o médico que realizou o exame para que ele possa orientar os próximos passos, mas esta complicação é muito rara.
O Laboratório Citoclin
O Laboratório Citoclin foi fundado em 1997 pelas Dras. Heloisa Folgierini, Flávia Früstöckl e Isabel Nunes, com a proposta de oferecer serviços de alta qualidade em exames de Citopatologia e Colposcopia.
Em 2000, ampliamos nosso atendimento para as áreas de anatomia patológica, bacteriologia e biologia molecular, com a entrada da sócia Dra. Isabella Meirelles.
No ano de 2003, nosso quadro societário foi complementado pelas Dras. Maria Cristina Boeira e Rita Alves, aumentando ainda mais nossa capacidade diagnóstica.
Hoje somos uma empresa liderada por seis mulheres dedicadas, aliadas a uma equipe competente, na busca constante por um atendimento diferenciado e com rigor científico, que, há mais de 25 anos, atua pela saúde da população do nosso estado.