Biópsia de endocérvice
O que é o exame da Biópsia de Endocérvice?
A biópsia de endocérvice pode ser realizada de duas maneiras, retirando pequeno fragmento da endocérvice ou através de curetagem da endocérvice quando a lesão suspeita não é visível na ectocérvice (porção externa do colo do útero) ou na presença de células glandulares atípicas no exame preventivo.
Perguntas Frequentes
O colo do útero tem o formato de uma pera. A parte maior da pera é o corpo uterino que fica na região abdominal. A parte pequena da pera é o colo do útero que fica na vagina. É esta porção que enxergamos nos exames colposcópicos.
O colo apresenta uma pequena abertura que comunica com a parte interna do útero. É por esta abertura que entram os espermatozóides que sai a menstruação a cada mês.
O colo do útero tem um tipo de epitélio que reveste sua porção externa, a ectocérvice, o epitélio escamoso igual ao da vagina inteira e outro que reveste sua porção interna a endocévice, que é glandular.
Nestes dois tipos de epitélio escamoso (ectocervical) e glandular (endocervical), podemos ter atipias diferentes.
O câncer de colo uterino pode se originar do epitélio escamoso, câncer de células escamosas ou nas células glandulares, o adenocarcinoma.
O câncer de células escamosas tem origem na transição entre estes dois epitélios e por vezes esta transição não é visível no exame colposcópico dificultando a escolha do local a ser biopsiado, então optamos pela investigação através da curetagem de endocervice.
Com a paciente em posição ginecológica é colocado o espéculo, para afastar as paredes vaginais. Depois de visualizado o colo do útero é avaliado a permeabilidade do canal cervical. Com uma cureta chamada de Novak é raspado o canal endocervical. Este material é enviado para exame anátomo patológico. O exame não é doloroso, no máximo uma cólica passageira durante a curetagem. A paciente não pode estar menstruada e deve trazer um absorvente, pois terá um sangramento durante aproximadamente três dias após o exame.
O Laboratório Citoclin
O Laboratório Citoclin foi fundado em 1997 pelas Dras. Heloisa Folgierini, Flávia Früstöckl e Isabel Nunes, com a proposta de oferecer serviços de alta qualidade em exames de Citopatologia e Colposcopia.
Em 2000, ampliamos nosso atendimento para as áreas de anatomia patológica, bacteriologia e biologia molecular, com a entrada da sócia Dra. Isabella Meirelles.
No ano de 2003, nosso quadro societário foi complementado pelas Dras. Maria Cristina Boeira e Rita Alves, aumentando ainda mais nossa capacidade diagnóstica.
Hoje somos uma empresa liderada por seis mulheres dedicadas, aliadas a uma equipe competente, na busca constante por um atendimento diferenciado e com rigor científico, que, há mais de 25 anos, atua pela saúde da população do nosso estado.