Citologia em meio líquido de colo uterino
A citologia em meio líquido foi desenvolvida com o intuito de diminuir as falhas da citologia convencional, sua técnica permite a homogeneização do material e melhor disposição celular na lâmina, além da redução do número de hemácias e exsudato inflamatório. Além disso, nos possibilita, quando necessário, a inclusão de outros testes diagnósticos complementares de biologia molecular.
Mas qual é a diferença entre a citologia convencional e em meio líquido ?
A citologia convencional é coletada por raspado e escovado cervical e endocervical e o material é colocado na lâmina. Após a coloração será visualizado no microscópio, ou seja, se você tiver muita secreção, sangue ou mesmo escassez de material nada poderá ser feito. Já na citologia em meio líquido com o material é coletado da mesma maneira mas colocado em um líquido de conservação celular, como o CellPreserv, ThinPrep ou STM, podemos diluir ou concentrar o material antes de preparar a lâmina. O esfregaço será mais limpo melhorando a sua interpretação
Além disto o material ficará guardado no laboratório por 30 dias para que seu médico possa pedir, se ele achar necessário outras pesquisas de biologia molecular
Quais são as outras pesquisas que podem ser realizadas a partir do meu exame de citologia em meio líquido?
Dentro deste mesmo material da coleta de citologia em meio líquido é possível solicitar:
HPV por captura híbrida ou PCR
Chlamydia por PCR
Pesquisa de Gonococo por PCR
Qualquer um dos patógenos dos painéis DST multiplex
Perguntas Frequentes
Pode ser coletado tanto no laboratório Citoclin quanto no consultório do seu ginecologista.
A coleta é igual a do exame citopatológico convencional, porém o material não é acondicionado na lâmina diretamente. O material é colocado em um frasco com um líquido especial para conservação das células.
O preparo é o mesmo do citopatológico convencional. A paciente não deve ter relações sexuais 24h antes, não deve estar menstruada ou utilizando qualquer creme vaginal
O exame pode ser coletado no laboratório ou pelo seu ginecologista e encaminhado ao laboratório.
Consulte na marcação sobre convênios
O Laboratório Citoclin
O Laboratório Citoclin foi fundado em 1997 pelas Dras. Heloisa Folgierini, Flávia Früstöckl e Isabel Nunes, com a proposta de oferecer serviços de alta qualidade em exames de Citopatologia e Colposcopia.
Em 2000, ampliamos nosso atendimento para as áreas de anatomia patológica, bacteriologia e biologia molecular, com a entrada da sócia Dra. Isabella Meirelles.
No ano de 2003, nosso quadro societário foi complementado pelas Dras. Maria Cristina Boeira e Rita Alves, aumentando ainda mais nossa capacidade diagnóstica.
Hoje somos uma empresa liderada por seis mulheres dedicadas, aliadas a uma equipe competente, na busca constante por um atendimento diferenciado e com rigor científico, que, há mais de 25 anos, atua pela saúde da população do nosso estado.