HPV Onco Tect - RNA Mensageiro E6 e E7
As proteínas E6 e E7 são chamadas de oncoproteínas virais porque constituem o principal mecanismo pelo qual os HPV oncogênicos levam ao desenvolvimento do carcinoma cervical, interferindo com o controle do ciclo celular resultando em uma proliferação celular descontrolada. A oncoproteína E6 acelera os mecanismos de degradação da proteína supressora do crescimento tumoral p53, interferindo nos mecanismos de apoptose e reparo do DNA. Também degrada outras proteínas envolvidas no controle do crescimento tumoral, induz a atividade da telomerase e a imortalização celular. A oncoproteína E7 age na proteína supressora tumoral pRb (retinoblastoma protein), também resultando em distúrbios do controle do ciclo celular. Enquanto os testes de DNA detectam a presença do vírus no organismo, a detecção de mRNA E6/E7 indica a atividade gênica, onde as proteínas E6/E7 desempenham papel chave no processo carcinogênico causado pelo HPV.
Perguntas Frequentes
Não são todos. Consulte se seu convênio cobre este exame antes do agendamento para a coleta.
O exame é coletado por raspado ou escovado do colo do útero ou de lesão no pênis ou região anal, e colocado em meio de preservação celular( CellPreserv, ThinPrep ou STM)
O Laboratório Citoclin
O Laboratório Citoclin foi fundado em 1997 pelas Dras. Heloisa Folgierini, Flávia Früstöckl e Isabel Nunes, com a proposta de oferecer serviços de alta qualidade em exames de Citopatologia e Colposcopia.
Em 2000, ampliamos nosso atendimento para as áreas de anatomia patológica, bacteriologia e biologia molecular, com a entrada da sócia Dra. Isabella Meirelles.
No ano de 2003, nosso quadro societário foi complementado pelas Dras. Maria Cristina Boeira e Rita Alves, aumentando ainda mais nossa capacidade diagnóstica.
Hoje somos uma empresa liderada por seis mulheres dedicadas, aliadas a uma equipe competente, na busca constante por um atendimento diferenciado e com rigor científico, que, há mais de 25 anos, atua pela saúde da população do nosso estado.