O câncer de estômago também é chamado de câncer gástrico. O tipo adenocarcinoma é responsável por cerca de 95% dos casos de tumor do estômago.
Outros tipos de tumores, como linfomas e sarcomas, também podem ocorrer no estômago.
◾ Os linfomas são diagnosticados em cerca de 3% dos casos.
◾ Sarcomas são tumores raros, iniciados nos tecidos que dão origem a músculos, ossos e cartilagens.
Um tipo que pode afetar o estômago é o tumor estromal gastrointestinal, mais conhecido como GIST. O adenocarcinoma de estômago atinge, em sua maioria, homens por volta dos 60-70 anos. Cerca de 65% dos pacientes têm mais de 50 anos.
E vamos à lista com os principais provocadores e facilitadores do câncer no estômago!👇
🔸 Excesso de peso e obesidade
🔸 Consumo de álcool
🔸 Consumo excessivo de sal, alimentos salgados ou conservados no sal
🔸 Tabagismo
🔸 Ingestão de água proveniente de poços com alta concentração de nitrato
🔸 Doenças pré-existentes, como anemia perniciosa, lesões pré-cancerosas (como gastrite atrófica e metaplasia intestinal) e infecções pela bactéria Helicobacter pylori (H. pylori)
🔸 Combinação de tabagismo com bebidas alcoólicas ou com cirurgia anterior do estômago
🔸 Exposição ocupacional à radiação ionizante, como raios X e gama, em indústrias ou em instituições médicas
🔸 Exposição de trabalhadores rurais a uma série de compostos químicos, em especial agrotóxicos
🔸 Exposição ocupacional, na produção da borracha, a vários compostos químicos, muitos classificados como reconhecidamente cancerígenos, como benzeno, óleos minerais, produtos de alcatrão de hulha, compostos de zinco e uma série de pigmentos
🔸 Ter parentes de primeiro grau com câncer de estômago
Agora que você já sabe o que é o câncer de estômago e seus principais desencadeadores, chegou a hora de descobrir quais são os principais sintomas da doença. Alguns sinais, como perda de peso e de apetite, fadiga, sensação de estômago cheio, vômitos, náuseas e desconforto abdominal persistente podem indicar tanto uma doença benigna (úlcera, gastrite, etc.) como um tumor de estômago.
Durante o exame físico, o paciente com câncer pode sentir dor no momento em que o estômago é apalpado. Sangramentos gástricos são incomuns no câncer de estômago, mas o vômito com sangue ocorre em cerca de 10% a 15% dos casos. Também podem surgir sangue nas fezes, fezes escurecidas, pastosas e com odor muito forte (indicativo de sangue digerido). Massa palpável na parte superior do abdômen, aumento do tamanho do fígado e presença de íngua na área inferior esquerda do pescoço e nódulos ao redor do umbigo indicam estágio avançado da doença. Já o diagnóstico precoce desse tipo de câncer possibilita melhores resultados no tratamento e deve ser buscado com a investigação de sinais e sintomas como:
🔸Massa (tumor) na parte superior do abdômen
🔸Dor na parte superior do abdômen
🔸Perda de peso e de apetite
🔸Refluxo e indigestão
Na maioria das vezes, esses sintomas não são causados por câncer, mas é importante que eles sejam investigados por um médico, principalmente se não melhorarem em alguns dias. Então, se você já identificou em si algum dos sintomas acima, procure um médico!