Os resultados de exames anatomopatológicos costumam ficar prontos em 3 dias úteis após a amostra ser recebida no laboratório Citoclin.
Contudo, existem alguns fatores que podem contribuir para que os resultados demorem mais tempo do que o esperado. São eles:
🔹Tempo de processamento: muitas vezes, podem existir motivos técnicos para os atrasos nos resultados, por exemplo, alguns tipos de tecido precisam de mais tempo de processamento.
Osso e outros tecidos rígidos que contêm uma grande quantidade de cálcio precisam de um tratamento especial. O formol usado para preservar o tecido leva mais tempo para penetrar nas amostras com partes de tecido adiposo, como nas biópsias de mama ou então, nas amostras muito grandes, como quando um órgão é retirado na integridade.
🔹Necessidade de avaliar mais tecido: para a maioria das grandes amostras, apenas áreas selecionadas são processadas e examinadas ao microscópio. Por vezes, o patologista pode necessitar de mais recortes para observar outras amostras do tecido.
🔹Colorações ou exames especiais: alguns casos necessitam de colorações especiais, como por exemplo, a pesquisa de fungos.
Pode ser necessário o exame imunohistoquímico para elucidar e fazer a avaliação prognóstica de alguns tipos de câncer.
🔹Obter uma segunda opinião: quando casos difíceis ou raros surgem, em geral, é solicitado a opinião de mais de um patologista ou então de um patologista especialista em determinada área para a liberação final do caso.
A única razão para esta pequena demora é o bem do paciente e o empenho no diagnóstico. Um ou dois dias a mais são importantíssimos e questão de zelo pela qualidade.